Pages

Compota de pêras, lima e hortelã

Já a pensar nas prendinhas de Natal fiz esta compota que me deixou a cozinha com um suave cheirinho a hortelã, acabada de apanhar da minha horta de aromáticas na varanda e onde tenho já plantados, além da hortelã, coentros, salsa, manjericão e alecrim.
Sempre que possível utilizo a fruta com casca, para aproveitar as fibras e as vitaminas ao máximo, mas é opcional.
O peso de 1kg é com a fruta já pronta.

Ingredientes
Casca de uma lima
400 gr de açúcar
1 kg de peras com casca (peso da fruta depois de pronta)
15 gr de folhas de hortelã

Preparação
No copo da Bimby bem seco coloque a casca de lima e 100g de  açúcar e pulverize 10 segs / vel. 9. Junte as peras em pedaços e a hortelã e Pique 10 segs / vel. 6. Junte o resto do açúcar.
Tape a Bimby e coloque o cesto em vez do copo para evitar os salpicos. Programe 25 min / 100º / vel. 2. Programe 10 min / Varoma / vel. 2. Nesta fase e como não gosto de encontrar pedaços, triturei uns segundos na velocidade 6, mas é opcional. Se achar muito liquido programe mais uns minutos à mesma velocidade e temperatura até estar no ponto. Eu programei apenas mais 10 minutos e foi o suficiente.


No modo tradicional:
Num tacho, e depois da fruta descascada e partida em pedaços, juntar o açúcar, a casca da lima e o raminho de hortelã. Levar ao lume até levantar fervura. Depois, reduzir para um lume mais brando e deixar cozinhar até o doce atingir o ponto de estrada. Opcionalmente, pode passar-se o doce pela varinha mágica, para ficar mais homogéneo


Esterilizar os frascos onde se vai colocar o doce, encher com cuidado, tapar e deixar virados ao contrário até o doce arrefecer. Fiz o doce à noite e deixei até ao outro dia de manhã.

2 comentários:

  1. agora essa compota deixou-me com água na boca ...
    deve de estar deliciosa :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa, agora vim eu retriburi a visita e adorei o teu cantinho cheio de coisas boas e onde fico seguidora para não perder pitada.
    Obrigada pela visita e comentário, é um prazer saber-te por lá

    beijinhos e voltarei mais vezes!!

    ResponderEliminar

Pode deixar a sua opinião, questão ou sugestão.
Os comentários anónimos não serão publicados.